A justificativa da oferta do curso se dá pela implementação do uso da Plataforma BIM no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling – Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto n. 9.983, de 22 de agosto de 2019 e Decreto n. 10.306, de 2 de abril de 2020, que determina que a implementação se dará de forma gradual, iniciando em 1º de janeiro de 2021.
A partir da Estratégia BIM BR, o Decreto n. 10.306 determina a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, estabelecendo o marco de uso obrigatório do BIM em obras públicas brasileiras a partir de 2021.
Em conformidade com a Estratégia BIM BR, é necessário “Difundir o conceito BIM e seus benefícios”, considerando que a percepção atual é de que a sociedade brasileira ainda não tem amplo conhecimento do BIM (BRASIL, 2018, p. 15). Neste sentido, são necessárias ações que ampliem o conhecimento para enfrentamento do novo paradigma da indústria da construção, reforçando os benefícios para o cidadão brasileiro bem como para o setor de edificações e infraestrutura.
Outro objetivo consiste em estimular a capacitação em BIM para enfrentamento das questões decorrentes da necessária mudança de paradigma. Isso é fator fundamental para que o BIM seja efetivamente compreendido, adotado e consolidado no mercado brasileiro, exigindo a atualização dos profissionais, para atuação no mercado (BRASIL, 2018, p. 18).