A tomada de informações sobre determinada área geográfica como limites físicos, hidrologia, geologia, ambientais, tornou-se ferramenta primordial para conhecimento do território e gestão. Com o advento de novas tecnologias, esse registro de informações geográficas se modernizou, evoluindo de registros analógicos (mapas impressos) para digital (softwares de desenho, armazenamento e manipulação).
O termo Geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica. Esta tecnologia, chamada de Geoprocessamento, influencia de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional (CAMARA; MEDEIROS, 1998).
As ferramentas computacionais para Geoprocessamento, chamadas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), permitem realizar análises complexas ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados. Tornam ainda possível automatizar a produção de documentos cartográficos.
Providos de uma base cartográfica multidisciplinar, o geoprocessamento proporciona ao usuário gerar e integrar diferentes áreas de estudo, suscitando novas informações que atendam a sua necessidade. Num país de dimensão continental como o Brasil, com uma grande carência de informações adequadas para a tomada de decisões sobre os problemas urbanos, rurais e ambientais, o Geoprocessamento apresenta um enorme potencial, principalmente se baseado em tecnologias de custo relativamente baixo, em que o conhecimento seja adquirido localmente.
O curso de extensão – Geoprocessamento Módulo Básico apresenta-se como uma opção para as prefeituras e órgãos públicos que necessitem de introdução e atualização dos gestores públicos e corpo técnico que utilizam o Geoprocessamento como sua ferramenta de trabalho.
Nesta oportunidade, os participantes terão contato com a introdução, nivelamento, a parte prática, manipulação de dados geográficos, trocas de experiências e contato com novas possibilidades de aplicação a sua realidade.