Fake News e a cultura de medo contra as espécies silvestres (“SELVAGENS”)
Modalidade de Ensino
EaD Live
Carga Horária EaD
4h
Cronograma
27 de abril de 2021.
Horário de início: 19horas
Área de Conhecimento
Meio Ambiente
Estudantes e profissionais de engenharia ambiental, ciências biológicas, enfermagem, medicina veterinária e áreas afins. Técnicos de nível médio junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de proteção à saúde de indivíduos, agentes de endemias e pessoas que tenham interesse em questões relacionadas a preservação dos animais e saúde ambiental.
Objetivo Geral
Esclarecer informações errôneas, mitos e fake news que se espalham rapidamente nas redes sociais sobre “animais ditos perigosos” que confundem as pessoas e colocam várias espécies em risco.
Objetivos Específicos
- Apresentar a quantidade de morte e ataques utilizando base de dados confiáveis de diversos animais.
- Identificar a diferença entre risco e perigo.
- Diferenciar um animal peçonhento de um venenoso e apresentar quais soros existem disponíveis no SUS para eventual ocorrência.
- Compreender a importância dos animais sentinelas na identificação da circulação e da rota geográfica de doenças nos ambientes onde os seres humanos possam ser expostos e contaminados.
- Conhecer qual o animal mais perigoso ao homem e os cuidados para evitar sua proliferação.
- Assimilar o conhecimento de diferentes doenças quando o ser humano se torna o hospedeiro acidental no ciclo Zoonótico.
Competências
Utilizar conhecimentos e aportes científicos, técnicos e éticos como bases para preparar a comunidade, estudantes e profissionais para atuarem como multiplicadores de informação e de intervenção de educação em saúde e meio ambiente
Professor Ministrante
Prof. Tiago Moreti
Investimento
Gratuito