O que são as Universidades Corporativas? Como elas funcionam?
- 23 de abril de 2020
- Posted by: portal
- Categoria: Artigos
Você já deve ter ouvido falar que um Curso Técnico é a garantia de se conquistar um bom emprego. Na maioria das vezes isso é verdade: apesar da expansão do Ensino Superior no Brasil nas duas últimas décadas, o mercado ainda aponta escassez de mão de obra qualificada em diversas áreas do conhecimento. Além disso, a procura por profissionais técnicos tende a crescer mesmo em momentos de crise econômica.
Outro ponto a ser destacado é que em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo, é imprescindível que os profissionais se atualizem constantemente. Cursos técnicos ou tecnológicos costumam acompanhar com mais rapidez as tendências e novas práticas relacionadas à tecnologia.
Nesse contexto, o Ensino Técnico pode ser uma excelente opção, seja para quem quer se inserir de forma rápida no mercado de trabalho, ou para quem já trabalha mas deseja adquirir novas habilidades e competências para impulsionar sua carreira profissional.
Uma certificação técnica é um diferencial importante para qualquer currículo. Com duração média de 1 a 2 anos, garante um acesso mais rápido a um diploma em diversas áreas que apresentam carência de profissionais qualificados. Cursar o Ensino Técnico pode ser a escolha certa se você quiser dar início a uma carreira bem remunerada a curto prazo e com baixo investimento.
1 – Baixo investimento comparado a um curso de graduação, além de um ótimo retorno financeiro
Os Cursos Técnicos são uma alternativa barata, rápida e fácil, proporcionando aos estudantes habilidades e conhecimentos específicos, independente da área de atuação escolhida. Diferente dos cursos de graduação, onde você sai da Universidade e muitas vezes precisa passar por estágios com baixos salários nos anos iniciais, com um curso técnico você estará pronto para ser contratado em um cargo pleno e bem remunerado. A autonomia financeira proporcionada pode ajudar inclusive a custear a continuação dos seus estudos no Ensino Superior.
2 – Oportunidade de aprender uma profissão na prática
No mundo todo, o Ensino Técnico se desenvolveu de forma a incluir uma variedade de experiências alinhadas às práticas e necessidades do mercado, sem deixar de lado o conhecimento teórico. Eles simulam a rotina de trabalho que o profissional vai encontrar fora do ambiente acadêmico, ensinando tudo que você precisa para desempenhar sua profissão. Assim, o profissional estará mais preparado para desenvolver sua carreira dentro de uma organização ou mesmo empreender em seu próprio negócio. Com uma matriz curricular mais flexível que o Ensino Superior e, por consequência, frequentemente atualizada, ele também oferece uma compreensão prática das novas tecnologias e procedimentos.
3 – Altos índices de empregabilidade e rápida inserção no mercado de trabalho
Seja para quem acaba de sair do Ensino Médio ou está desempregado, os Cursos Técnicos são uma excelente oportunidade para conseguir uma vaga de emprego que busca profissionais qualificados. Ao invés de passar anos estudando antes de conseguir uma primeira oportunidade, o Ensino Técnico tem curta duração e ensina competências e habilidades relevantes para o mercado de trabalho.
Diversas empresas com demanda por contratação de profissionais técnicos mantem parcerias com a Unesc. Em alguns cursos e áreas de atuação, a empregabilidade alcança índices superiores aos cursos de graduação.
4 – Serve como base para um futuro curso de Graduação
Se você ainda tem dúvidas sobre qual carreira profissional seguir, a educação técnica pode ser uma alternativa para explorar de forma prática a área pretendida antes de optar por um curso de maior duração. O certificado técnico pode possibilitar um emprego promissor, com boa remuneração para viabilizar financeiramente a continuidade dos seus estudos por meio de um curso de Graduação.
Além disso, o conhecimento adquirido no curso técnico não se perde. Ele pode servir como base ou complemento para uma determinada profissão ou impulsionar seu desenvolvimento profissional. Pode facilitar, inclusive, a inserção em áreas do conhecimento mais específicas, que exigem certificação profissional como a área da saúde. Quando já estão inseridos no ambiente de trabalho, os alunos podem aproveitar seu conhecimento prático para se destacar e obter melhores resultados acadêmicos.
5 – Para quem já trabalha, oportunidade de crescimento profissional
Um certificado técnico oferece grandes chances de recolocação para quem já está inserido no mercado de trabalho. Ele pode abrir novas perspectivas de emprego, promoções ou mesmo a chance de empreender em seu próprio negócio.
6 – Excelente para quem busca mudar de área de atuação sem precisar cursar outra Graduação
Se você já trabalha mas está descontente com sua área de atuação, um Curso Técnico pode ajudá-lo a mudar o foco e avançar em sua carreira profissional.
7 – Aumenta as chances de aprovação em concursos públicos
É notório, nos últimos anos, um crescimento na oferta de vagas específicas nos concursos públicos para quem tem uma formação técnica. Com possibilidade de estabilidade e boa remuneração, muitos estudantes tem focado nos cursos técnicos para alcançar mais rapidamente vagas nas carreiras públicas, seja nas esferas municipais, estaduais ou federais. Além disso, um candidato com formação técnica certamente estará mais preparado do que concorrentes de nível médio, não apenas nas disciplinas mais genéricas, mas principalmente nas áreas de formação específica.
8 – Ótimos para quem deseja abrir seu próprio negócio
Muitos dos cursos técnicos oferecidos pela Unesc Tec possibilitam com que você empreenda em seu próprio negócio após a formação, ou mesmo se torne um profissional liberal.