Auriculoterapia Chinesa – Unesc – Universidade Corporativa

Auriculoterapia Chinesa

Auriculoterapia Chinesa
Modalidade de Ensino

EaD

Carga Horária EaD

80h

Área de Conhecimento

Saúde

A Auriculoterapia é uma técnica chinesa de acupuntura que leva o pavilhão auricular como tratamento alternativo estimulando pontos que representam os órgãos e os tecidos do corpo. O pavilhão auricular está exatamente conectado ao Sistema Nervoso Central e os estímulos desses pontos provocam respostas neuroendócrinas, reparando tecidos e fazendo o equilíbrio energético dos órgãos (BETTINI et al., 2018).
Cada orelha dispõe de pontos de reflexos que correspondem a todas as funções do corpo. A sensibilização dos pontos se dá a uma série de fenômenos físicos estabelecendo a cura (KUREBAYASHI et al., 2015).
A técnica corresponde a uma alternativa de baixo custo que não contém contraindicações quando aplicada de forma correta de diagnóstico, sendo adaptável com as demais formas de tratamento (KUREBAYASHI et al., 2015).
Os pontos auriculares consistem em uma terapia na aurícula onde estes são estimulados de natureza não invasiva. São usados para a estimulação: sementes de mostarda (Vaccaria), cristais, esferas metálicas, apongs entre outros materiais (SILVÉRIO-LOPES; SEROISKA, 2013).
A auriculoterapia é um método integralizado de terapia que irá potencializar os efeitos proventos de qualquer outro tipo de tratamento, englobando uma relação de tratamentos psíquicos e físicos. O pavilhão auricular inclui uma grande quantidade de pontos de reflexos ligados diretamente ao cérebro que obedece às leis seculares correspondendo respostas imediatas e preventivas, dando ao organismo a energia capaz de prevenir doenças. A terapia também é usada para se obter resultados positivos em pacientes com dor crônica, sendo efetiva em analgesias e anestesias (SOUZA, 2013).
Com base nos mecanismos de ação da auriculoterapia, a técnica pode beneficiar grande número de pessoas, por ser uma técnica de baixo custo e praticamente isenta de efeitos colaterais. A formação adequada na técnica proporcionará ao profissional uma nova opção terapêutica, rentável e eficaz.

 

Público-Alvo

Profissionais com formação superior na área da saúde, cujos Conselhos regulamentem a utilização da técnica por meio de resolução específica.

 

Objetivo Geral

Capacitar profissionais com formação superior na área da saúde a utilizar a auriculoterapia como método alternativo e/ou complementar.

 

Objetivos Específicos

  • Promover conhecimentos acerca das teorias de base da Medicina Tradicional Chinesa.
  • Abordar a origem e mecanismos de ação da auriculoterapia.
  • Capacitar os profissionais tecnicamente para o uso da auriculoterapia.

 

Competências

  • Conhecimentos básicos da auriculoterapia chinesa;
  • Domínio das técnicas de auriculoterapia.

Habilidades

  • Elaboração do diagnóstico através da inspeção auricular;
  • Seleção dos materiais e técnicas apropriadas para a terapêutica;
  • Elaboração e execução do tratamento auricular.

Professor Ministrante

Prof. Lee Gi Fan Althoff e Profª. Évelin Vicente

Na modalidade EaD, o aluno tem acesso a todo o material do curso por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, podendo acessá-lo onde e quando quiser, além de definir seu próprio ritmo de aprendizado. Além disso, o aluno poderá assistir o curso novamente quantas vezes quiser. Ideal para quem tem pouco tempo disponível ou mesmo para quem deseja realizar o curso em um curto espaço de tempo.

Material do curso:

  • Aulas gravadas em vídeo
  • Slides
  • Apostila
  • etc

Carga horária do curso na modalidade EAD

80 horas/aula

Valor do curso na modalidade EAD

R$ 420,00

EM BREVE

EM BREVE